quarta-feira, fevereiro 09, 2005

(Re)Pensamentos

Acordei e à semelhança de muitos outros dias, abri esta página e li...quantas sombras me encontraram e dedicaram um momento do seu tempo, a me ler, pensando com os olhos, vendo com o pensamento.
Acordei e fiquei...sem palavras, pensativa… Lembrei-me então duma frase muito conhecida, do livro
O Principezinho de Antoine De Saint-Exupéry
: "só se vê bem com o coração. O essencial é invisível para os olhos...".
Um comentário fez-me pensar:
"eu amo a vida...amo alguém...amo a escrita...e amo a sombra que atrás de mim vem...

nunca percas de vista a tua sombra...just keep going

P.S.: por vezes pensando na minha sombra...rasgos os silêncios que trago dentro de mim"

Então percebi que...Tem dias ensolarados como o de hoje, onde o sol brilha ainda que o frio persista, mas onde, não encontro a minha sombra.
Percebi nas palavras de alguém, que a minha sombra por vezes...fica atrás de mim, mas eu...não a vejo, nem sei que ela lá está. Sigo como se eu própria fosse a sombra, e isso dá-me agora, neste instante em que sentada medito, que talvez alguns momentos da minha vida tenham sido projectados pela sombra que eu achei ser eu mesma. Em vez de viver como imagem real, idealizei de mim mesma, uma imagem escondida...Vivi partes da minha vida, como as sombras que vejo vaguearem e que tantas vezes comentei se enganarem a si mesmas...Na sombra de mim mesma.
É triste nos darmos conta dos erros que comentemos, mas... Neste recanto de imagens passadas, erradas... Apercebi-me de outras coisas que me fazem sair como uma borboleta que acabou de se transformar...Eu sou Verdade. Humana.
Por mais que tenha errado; por mais que tenha existido na sombra de mim mesma, o facto de errar, provou-me a veracidade da minha existência...minha de mais ninguém. Nem da sombra que por instantes achei ter vida própria e viver de mim aquilo que nem eu sei.
Sou a verdade que existe em mim, mais a sombra que me segue sem fim...
No limiar da morte que um dia virá, (por mais que me custe, sei-o até as minhas entranhas que pode chegar no minuto vindor, sem pudor, sem amor...), eu sei que a minha sombra ainda existirá...E quero continuar assim, até lá, sendo sombra e verdade, verdade e sombra, cada vez mais e sem pensar. Ser pessoa é ser palavra, sombra... e quanto mais viver, com a sombra aprender a dançar, a dança da vida que nos abraça, faz amor connosco e por fim morre em nós...porque a vida que é uma ameaça.


Cathy
*(Agradeço a pessoa que escreveu o tal comentário...fez-me pensar, fez-me refazer certas ideias...)*

2 comentários:

Caty disse...

Entendi a mensagem e acredita...vou leva-la em conta, ainda que não saiba de quem partiu tal comentário, que eu aceito generosamente.
beijos e realmente não devemos recear, mas...não é parte da condição humana?!...Bom, deixemos isto de parte.Obrigada pelo comentário:)...

nqdn disse...

Li todos os teus posts: escreves bem e dizes coisas profundas, duma forma poética.
Freud tinha razão quanto à origem da cultura...
O Principezinho é um belissimo livro.
O teu blog é um belissimo blog; pena ser fruto do sofrimento duma alma.

Luis (um amigo)